AQUECIMENTO NA ANTARTIDA CONTINENTAL



A área vermelha e onde o continente mais esquentou
Pesquisas revelam que a Antártida continental, está esquentando no mesmo ritmo que o resto do planeta. Estes dados são resultados de uma pesquisa apresentada pelos cientistas Eric J. Steig, da Universidade de Washington em Seattle, e Drew T. Shindell, da Nasa e da Universidade. Todos os dados desta pesquisa foi publicado em um artigo na revista cientifica britânica “Nature” .
Em entrevista a revista eles revelaram que , a corrente predominante entre os climatologistas via um aquecimento considerável na península Antártica (a língua de terra firme e ilhas que o continente estende na direção da América do Sul) e um resfriamento predominante no continente antártico propriamente dito. Parecia que os ventos marítimos estavam levando umidade e calor para península, enquanto o interior da Antártida ficava cada vez mais isolado.
"No entanto, o que nós vimos agora é que a influência predominante para todo o continente é mesmo o do aumento dos gases-estufa na atmosfera, o que está gerando o aquecimento", afirmou Drew Shindell durante a entrevista coletiva. O efeito é mais pronunciado na Antártica Ocidental, que esquentou 0,5 grau Celsius nos últimos 50 anos -- ligeiramente abaixo da média mundial no mesmo período, que foi de 0,6 grau Celsius. No acumulado do último século, no entanto, a Antártica Ocidental ganharia se essa taxa foi constante nas décadas anteriores, já que o total do aquecimento lá seria de 1 grau Celsius contra contra 0,8 grau Celsius no mundo todo.

Verde que te quero ver-te. disse...

Parabéns pelo blog.

Gostei muito mesmo.

Grande abraço,

Isabel
verde que te quero ver-te

13 de Abril de 2009 01:12


Obrigada amiga, estamos aqui para contribuir com todos nesta luta, desculp-m pela demora
1