6.20.2009

EM BELÉM DO PARÁ É A MANDIOCA QUE FAZ O TUCUPI E A FARINHA ==E não a MACAXEIRA<<

TRABALHANDO OS VALORES CULTURAIS na VISÃO FREIRIANA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Alunos apresentaram na semana da cultura trabalhos voltados fabricação de farinha e tucupi.
A a planta da mandioca apresenta-se no vaso, o fruto e objeto marron ao lado da peneirinha que é usada no processo de extração para fabricação da farinha que é feita em forno de barro, é necessário utilizar esta espécie de enxadinha de madeira que servira para mexer o material da farinha no forno.


O fruto da mandioca é ralado expremido neste tipiti( material comprido de palha que possue dois aros nas pontas) a massa que fica no tipiti depois de todo um processo ira ao forno para se transformar em farinha. O tucupi é o liquido que é sai no momento que é a mandioca é ralada é expremida no tipiti. Depois de algumas horas em uma vasilha o tucupi deixara aparecer no fundo da vasilha uma massa branca que sera separada e lavada formando assim a goma que é usada no tacaca ,esta goma também servirá para fazer tapioca e beju.
A planta da mandioca fornece varios alimentos, além deste podemos extrair a goma do tacacá , o beju, a farinha seca as folhas cozidas resultam na maniçoba outra comida tipica de Belém do Pará.

1 comentários:

Thiago disse...

Uma matéria excelente!!!
e para ser sincero alguns objetos eu nao conhecia...
Parabéns!
27 de Junho de 2009 11:16
Obrigada .... objetivo e mudar olhares de educadores que sente dificuldades para sairem de conteúdos inuteis ... que são delegados por um sistema inoperante.

Um comentário:

Thiago disse...

Uma matéria excelente!!!
e para ser sincero alguns objetos eu nao conhecia...
Parabéns!

Vivemos esperando, dias melhores