7.29.2011

“Vítimas do Bullying no Ambiente Escolar”.Pais acompanhe , leia, observe seu filho em casa. o professor sozinho não da conta.

Tocantinense apresenta trabalho em Congresso Internacional na Argentina

16/06/2011 09h12

A pesquisa “Vítimas do Bullying no Ambiente Escolar”, desenvolvida pelo psestudante de doutorado, Edgar Henrique Hein Trapp foi um dos trabalhos selecionados para ser apresentado XII Congresso Internacional de Estrés Traumático y Trastornos de Ansiedad em Buenos Aires na ARGENTINA nos dias 29 e 30 de Junho e 1º de Julho.

O psicólogo Edgar Henrique é bolsista do PAPG - Programa de Apoio a Pós–graduação desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Tecnologia do Estado. Ele cursa doutorado em Psicologia na UCES - Universidad de Ciências Empresariales y Sociales de Buenos Aires na Argentina.

A pesquisa está sendo realizada no CEM – Centro de Ensino Médio Horqueli Torres, em Guaraí, a 200 km de Palmas, e está avaliando a influência do Bullyng na convivência escolar do aluno e na aprendizagem em sala de aula.

Segundo o pesquisador Edgar a primeira fase do estudo já constatou a existência do problema na escola, com maior incidência em sala de aula através de agressões verbais, apelidos e piadas que denigrem a imagem do aluno ofendido. “Nos fizemos uma análise do relato da vítima e avaliamos qual foi o impacto psicológico que o problema provoca e qual é o sentimento do aluno em relação ao Bullying e, observamos que, na maioria das vezes os alunos que são vítimas desse tipo de violência acabam se isolando. Ele não se socializa na escola, em casa e nem no seu grupo de amigos”, explica o doutorando.

O trabalho científico ainda pretende promover na escola, ações e atividades de conscientização para combater esse tipo de comportamento na Instituição. “A idéia é que essas ações tenham o envolvimento dos pais dos alunos que sofrem o Bullying e daqueles que o praticam”, conclui o psicólogo.

PAPG
O programa PAPG é destinado à formação continuada de servidores públicos efetivos, estadual e municipal, matriculados em programas de Pós-graduação Strictu Sensu, e tem por finalidade principal apoiar a formação continuada, fortalecendo a pesquisa e o ensino do Estado do Tocantins. Os valores das bolsas são R$ 1.200 mil para mestrado e R$ 1.800,00 doutorado. (Informações da ascom/Sect)

Nenhum comentário:

Vivemos esperando, dias melhores