O preço dos produtos sustentáveis

08/05/2012 - 09h03

 

Meio ambiente: 52% dos brasileiros pagariam mais por produtos sustentáveis

SÃO PAULO - Os brasileiros estão cada vez mais interessados em contribuir com o meio ambiente. Uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), realizada a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), realizada em dezembro de 2011, revelou que 52% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por um produto, cuja a produção seja ambientalmente correta.
A disposição em pagar mais é maior entre as pessoas que possuem maior nível educacional e renda familiar. Entre os brasileiros com nível superior, o percentual chega a 62% e entre aqueles com renda familiar superior a dez salário mínimos, o índice é de 72%.
Já 16% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar um produto sustentável, dependendo do quão mais caro o produto seria.
Ainda 24%, disseram que não pagariam mais caro por um produto sustentável. O número é cinco pontos percentuais maior que o verificado em setembro de 2010, quando a mesma pesquisa foi realizada.
Preocupação ambiental
No ano passado, 94% do brasileiros afirmaram se preocupar com algum tipo de questão ambiental, comparada com mesma pesquisa realizada um ano antes houve um aumento de 14 pontos percentuais
Segundo a pesquisa, a preocupação com o meio ambiente também tende a aumentar de acordo com o nível educacional do entrevistado. Entre os entrevistados com nível superior, o percentual dos que responderam ter algum tipo de preocupação ambiental chegou a 99%.
Por outro lado, dos entrevistados com até a quarta série do ensino fundamental, o número caiu para 88%.
0