A COMIDA QUE NOS MATA A CADA DIA >>>meio ambiente e saúde<<<

[Ecodebate] Nos últimos anos cresce o debate da agricultura orgânica versus a agricultura “tradicional".

Comer frutas, legumes e verduras. O mantra da alimentação natural, protegido pela fama de saudável, pode esconder inimigos mais perigosos que calorias em excesso. A dupla alface com tomate, por exemplo, é inofensiva ao regime mas está entre os alimentos com o maior risco de exposição a agrotóxicos - o mesmo vale para o morango, outro queridinho das dietas.


A agricultura “tradicional” se orgulha de produzir alimentos mais do que suficiente para alimentar o planeta.

A agricultura orgânica se orgulha de ser ambientalmente mais saudável.

Os dois lados podem até estar certos.

Nossa preocupação é qual é o real CUSTO SOCIAL, AMBIENTAL e de SAÚDE desta grande produção ‘aditivada’ com agroquímicos. Quem arca com as consequências e quem realmente paga por isto?

A midia mostrou um produtor de morangos, do interior de SP, declarou (devidamente protegido pelo anonimato) que não consumia o morango que produzia por causa dos agrotóxicos. isto significa que a cada dia levamos para nosso organismo venenos que vão npos matando a cada dia.

A Fiocruz, em Pernambuco, identificou a presença parasitos em 96,6%das amostras de alface coletadas em supermercados e feiras livres da cidade. E isto nas alfaces cultivadas pelo método tradicional, o orgânico e hidropônico.

No Japão, em setembro/2009, o arroz importado da China contaminado com pesticida e fungo levou ministro da agricultura a renunciar. Neste lamentável caso de ganância irresponsável (mais uma dentre tantas), o arroz foi importando para uso industrial, na produção de colas, mas funcionários da Mikasa Foods desviaram o lote para produção de comida, que contaminada por pesticida e fungo, foi servida em escolas, restaurantes, hospitais, lojas e lanchonetes.

O imenso volume de herbicidas aplicados no Brasil contaminam os solos, os mananciais e até mesmo o aqüífero Guarani. A contaminação dos mananciais e aqüíferos também chegará até nós pela água que bebemos e pelos produtos agrícolas irrigados com a água contaminada.

Até nos EUA existe a contaminação da água de poços domésticos, o que não deve ser muito diferente por aqui, principalmente nas zonas rurais, intensamente expostas pela aplicação dos agrotóxicos

Até mesmo os produtos orgânicos podem ser contaminados indiretamente, como é o caso dos antibióticos usados em animais e que são absorvidos pelas hortaliças cultivadas em solo adubado com resíduos animais. A agricultura orgânica é intensa utilizadora da adubação orgânica.

2 comentários:

Thiago disse...

Olá! Gostei muito do blog e essas acoes promovem um mundo melhor! parabens pela iniciativa! estou seguindo o blog agora! Aproveite e visite o meu tambem! www.malmg.blogspot.com

Abracos!

PROFª. ROSÂNGELA disse...

Olá amiga, muito boa a sua matéria. Nós muitas vezes achamos que estamos nos alimentando bem, mas não temos a menor noção de como os alimentos estão contaminados com parasitas, toxinas. Não é de admirar a quantidade de doenças que surgem nas pessoas e não se acha uma explicação para elas. Um abração.

Agradeço o apoio de vcs ... isso é um estímulo para continuarmos com nossas ações que estão preocupadas com a reflexão AMBIENTAL
bjus claudia
2