MANEJO FLORESTAL NA AMAZONIA....desenvolvimento comprometido com a questão ambiental.



A questão economica é uma das vertentes do Meio Ambiente. O desenvolvimento econômico ambiental, implica na criação de uma base econômica de suporte para a população sob a ótica da sustentabilidade.

Na Amazônia a exploração da madeira da floresta, é realizada com um modelo que é insustentável e predatório, com alguns poucos empresários obtendo lucros sem se comprometer com o desenvolvimento econômico e social da região.Esta atitude acaba com o meio ambiente e com a vida social da Amazônia, em troca de promessas muitas vezes vazias de aceleração do crescimento e do bem-estar humano, em que o aumento do PIB [Produto Interno Bruto] traz a destruição dos valores ambientais e culturais cultivados ao longo de séculos de convivência entre os habitantes da região.

No planeta a maior reserva de madeira tropical, encontra-se na Amazônia, a exploração deste recurso é importante para a economia da região e do país.Trabalhar com principios ambientais não significa que nosso país, ficara no prejuízo em sua economia. O manejo florestal é uma das ferramentas da educação ambiental utilizada para minimizar o problema do crescimento insustentável existente nas florestas do nosso planeta terra.É necessário que o nosso pais tenha um desenvolvimento com qualidade, do que o crescimento com quantidade. Trabalhar uma economia na visão do crescimento, possibilita limitações para entrada de capital estrangeiro no país.Nossa economia deve estar comprometida com a visão socioeconômica mundial, não podemos estar pautados em modelos ultrapassados.

Copyright 1998-2008 - Greenpeace Brasil -

2