Voce esta contribuindo por um planeta melhor ?

Voce esta contribuindo por um planeta melhor ?

12.01.2012

#Plano de aula Planejamento semanal.

Planejamento Semanal
Escola: Alimento do ser humano é o amor.
Turma: Pré  -Escola - 3º período. 
Professora: Ana Claudia
Data: _____/_____/_____ a _____/_____/_____

Disciplinas: , Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, Identidade e Autonomia.
Eixo Temático: História rimada, sistematização de letras do alfabeto, sistema de numeração.
Objetivos Específicos:
Movimento:
  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e ritmo corporal em situações vivenciadas.
  • Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr, pular, dançar, etc..
Musica:
  • Expressar-se e interagir em situações de vivência, através da música e da dança
  • Explorar e identificar elementos musicais, tais como, sons, ritmos, letras de musicas;
  • Escutar e apreciar diversas obras musicais( regionais, folclóricas, eruditas, variadas).
Artes Visuais:
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura e da colagem;
  • Desenvolver o habito do cuidado e do respeito pelo processo de produção e criação de suas obras e dos demais colegas.
Linguagem Oral e Escrita:
  • Reconhecer a escrita do próprio nome dentre as demais.
  • Identificar letras do nome e demais colegas e palavras e textos estudados;
  • Interessar-se por escrever palavras pré estabelecidas, ainda que de forma não convencional;
  • Despertar o gosto por histórias lidas, contadas ou encenadas;
  • Ouvir e interpretar histórias narradas, poemas, canções e versos;
  • Identificar rimas de palavras, bem como fazer distinção entre palavras ouvidas e escritas, poemas, letras de músicas e histórias rimadas.
Natureza e Sociedade:
  • Estabelecer e ampliar relações de afeto e amizade no âmbito escolar e familiar;
  • Conhecer e valorizar o patrimônio cultural o qual está inserido.
Matemática:
  • Ampliar noções de cor , tamanhos e formas;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Estabelecer conceitos de classificação e seriação.
  • Relacionar número à sua quantidade.
  • Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, fazendo a comunicação de quantidades oral ou com registros.
  • Descrever e representar ambientes pré-estabelecidos, pequenos percursos e trajetos.
Identidade e Autonomia:
  • Ampliar a autoconfiança, percebendo suas limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas;
  • Desenvolver atitudes de respeito, colaboração, em suas vivências;
  • Adquirir imagem positiva de si.
Síntese dos conteúdos:
Movimento/ Música:
  • Coordenação motora
  • Brincadeiras livres e dirigidas
  • Dança
  • Músicas, cantigas de roda e de ninar
Artes Visuais:
  • Desenho livre
  • Pintura e colagem
  • Reprodução de histórias através de ilustração e dramatização
Linguagem Oral e Escrita:
  • Historia contada e/ou lida, letras de músicas
  • Escrita de frases sobre temas estudados.
  • Reconhecimento de letras do alfabeto já estudadas anteriormente
  • Reconto de história;
  • Escrita espontânea, ditado conceitual e escrita do nome.
Natureza e Sociedade:
  • Ser criança/ Direitos da criança.
Matemática:
  • Conceitos ( classificação e seriação), Raciocínio lógico, Jogos
  • Sistema Numérico relações de número e quantidade
  • Calendário ( dia, mês e ano)
  • Noções temporais ( manhã / tarde/noite.cedo/ tarde, ontem/ hoje/ amanhã)
  • Descrição e representação de ambientes, pequenos percursos e trajetos.
Identidade A autonomia:
  • Escrita e identificação de letras do próprio nome;
  • Esquema corporal (nomeação e reconhecimento das partes do corpo)
  • Desenho de si.
Recursos didáticos:
  • Folhas mimeografadas, cola, tesoura,som, CD , lápis de cor, tinta.
Metodologia:
  • Aula expositiva; Leitura (não convencional), leitura feita pelo professor
  • Atividades escritas;
  • Jogos, brincadeiras
Desenvolvimento das atividades:
Atividades de rotina diária
  1. Entrada
Musica de chegada.
2 Rodinha de conversa:
Oração;
Chamada;
Estudo do calendário e do tempo;
Elaboração do planejamento do dia;
  1. Uso do banheiro:
Lanche;
Escovação dos dentes;.
  1. Avaliação:
Replanejamento:
  1. Repouso.
6 Preparação para a saída.
Postar um comentário