Planejamento Semanal
Escola: Alimento
do ser humano é o amor.
Turma: Pré -Escola - 3º período.
Professora: Ana
Claudia
Data:
_____/_____/_____ a _____/_____/_____
Disciplinas: ,
Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza
e Sociedade, Matemática, Identidade e Autonomia.
Eixo Temático:
História rimada, sistematização de letras do alfabeto, sistema
de numeração.
Objetivos Específicos:
Movimento:
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e ritmo corporal em situações vivenciadas.
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr, pular, dançar, etc..
Musica:
- Expressar-se e interagir em situações de vivência, através da música e da dança
- Explorar e identificar elementos musicais, tais como, sons, ritmos, letras de musicas;
- Escutar e apreciar diversas obras musicais( regionais, folclóricas, eruditas, variadas).
Artes Visuais:
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura e da colagem;
- Desenvolver o habito do cuidado e do respeito pelo processo de produção e criação de suas obras e dos demais colegas.
Linguagem Oral e
Escrita:
- Reconhecer a escrita do próprio nome dentre as demais.
- Identificar letras do nome e demais colegas e palavras e textos estudados;
- Interessar-se por escrever palavras pré estabelecidas, ainda que de forma não convencional;
- Despertar o gosto por histórias lidas, contadas ou encenadas;
- Ouvir e interpretar histórias narradas, poemas, canções e versos;
- Identificar rimas de palavras, bem como fazer distinção entre palavras ouvidas e escritas, poemas, letras de músicas e histórias rimadas.
Natureza e Sociedade:
- Estabelecer e ampliar relações de afeto e amizade no âmbito escolar e familiar;
- Conhecer e valorizar o patrimônio cultural o qual está inserido.
Matemática:
- Ampliar noções de cor , tamanhos e formas;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Estabelecer conceitos de classificação e seriação.
- Relacionar número à sua quantidade.
- Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, fazendo a comunicação de quantidades oral ou com registros.
- Descrever e representar ambientes pré-estabelecidos, pequenos percursos e trajetos.
Identidade e
Autonomia:
- Ampliar a autoconfiança, percebendo suas limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas;
- Desenvolver atitudes de respeito, colaboração, em suas vivências;
- Adquirir imagem positiva de si.
Síntese dos
conteúdos:
Movimento/ Música:
- Coordenação motora
- Brincadeiras livres e dirigidas
- Dança
- Músicas, cantigas de roda e de ninar
Artes Visuais:
- Desenho livre
- Pintura e colagem
- Reprodução de histórias através de ilustração e dramatização
Linguagem Oral e
Escrita:
- Historia contada e/ou lida, letras de músicas
- Escrita de frases sobre temas estudados.
- Reconhecimento de letras do alfabeto já estudadas anteriormente
- Reconto de história;
- Escrita espontânea, ditado conceitual e escrita do nome.
Natureza e Sociedade:
- Ser criança/ Direitos da criança.
Matemática:
- Conceitos ( classificação e seriação), Raciocínio lógico, Jogos
- Sistema Numérico relações de número e quantidade
- Calendário ( dia, mês e ano)
- Noções temporais ( manhã / tarde/noite.cedo/ tarde, ontem/ hoje/ amanhã)
- Descrição e representação de ambientes, pequenos percursos e trajetos.
Identidade A
autonomia:
- Escrita e identificação de letras do próprio nome;
- Esquema corporal (nomeação e reconhecimento das partes do corpo)
- Desenho de si.
Recursos didáticos:
- Folhas mimeografadas, cola, tesoura,som, CD , lápis de cor, tinta.
Metodologia:
- Aula expositiva; Leitura (não convencional), leitura feita pelo professor
- Atividades escritas;
- Jogos, brincadeiras
Desenvolvimento das
atividades:
Atividades de rotina
diária
- Entrada
Musica de chegada.
2 Rodinha de conversa:
Oração;
Chamada;
Estudo do
calendário e do tempo;
Elaboração
do planejamento do dia;
- Uso do banheiro:
Lanche;
Escovação dos
dentes;.
- Avaliação:
Replanejamento:
- Repouso.
6 Preparação
para a saída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário