4.02.2010

O CRESCIMENTO NA CHINA , E SEUS RESULTADOS


03 de abril de 2010 | N° 16294AlertaVoltar para a edição de hoje

ESPERANÇA RENOVADA

Mineiros dão sinais de vida na China

Pancadas em canos confirmaram a existência de sobreviventes em mina de carvão inundada

A esperança se renovou na China. Equipes de resgate detectaram ontem sinais de vida de pelo menos alguns dos 153 mineiros presos desde domingo em uma mina de carvão inundada na província de Shanxi. Os socorristas escutaram pancadas regulares em encanamentos de aço que descem às profundezas onde estão os mineiros. Responderam com outras pancadas.

Depois, os socorristas (são 3 mil deles trabalhando nas buscas) enviaram, por intermédio de cabos, 300 bolsas de glicose e outros alimentos. Quando içaram os cabos, havia uma peça metálica enganchada que teria sido pendurada pelos mineiros sobreviventes.

No domingo passado, um acidente na mina de Wangjialing, próxima à cidade de Linfen, deixou presos a centenas de metros de profundidade 153 dos 261 homens que trabalhavam no local – 108 escaparam ilesos. Os trabalhadores já tinham alertado por duas vezes aos supervisores, na manhã do domingo em que ocorreu o acidente, sobre as más condições do subsolo.

As minas chinesas são tidas como as mais perigosas do mundo devido à precariedade de seus métodos de segurança e à exploração excessiva de muitas delas, principalmente no inverno, quando a demanda por carvão para calefação sobe em todo o país. Segundo dados oficiais chineses divulgados em janeiro, 2.631 trabalhadores de minas de carvão morreram em 2009 no país, 18,16% a menos do que em 2008.

Nenhum comentário:

Vivemos esperando, dias melhores