ESPERANÇA RENOVADA
Mineiros dão sinais de vida na China
Pancadas em canos confirmaram a existência de sobreviventes em mina de carvão inundada
Depois, os socorristas (são 3 mil deles trabalhando nas buscas) enviaram, por intermédio de cabos, 300 bolsas de glicose e outros alimentos. Quando içaram os cabos, havia uma peça metálica enganchada que teria sido pendurada pelos mineiros sobreviventes.
No domingo passado, um acidente na mina de Wangjialing, próxima à cidade de Linfen, deixou presos a centenas de metros de profundidade 153 dos 261 homens que trabalhavam no local – 108 escaparam ilesos. Os trabalhadores já tinham alertado por duas vezes aos supervisores, na manhã do domingo em que ocorreu o acidente, sobre as más condições do subsolo.
As minas chinesas são tidas como as mais perigosas do mundo devido à precariedade de seus métodos de segurança e à exploração excessiva de muitas delas, principalmente no inverno, quando a demanda por carvão para calefação sobe em todo o país. Segundo dados oficiais chineses divulgados em janeiro, 2.631 trabalhadores de minas de carvão morreram em 2009 no país, 18,16% a menos do que em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário