1.27.2010

Janeiro é o mais chuvoso em 30 anos Cruzeiro On Line




Uma semana antes de terminar o mês de janeiro, as chuvas acumuladas em Sorocaba desde o início do ano já superam os números registrados no mesmo período há 30 anos. O volume de chuvas deste mês ultrapassou em 24% a média esperada. Os dados são da equipe de meteorologia da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Neste ano, a chuva registrada também já superou em 17% o total registrado durante o mês de janeiro do ano passado.

Conforme o levantamento, desde o início do ano até o último sábado, dia 23, foram registrados 282 milímetros de chuva na cidade. A meteorologista da Defesa Civil de São Paulo, Daniele Otsuki, informa que, em 2009, durante todo o mês de janeiro, foram contabilizados 241,8 milímetros de precipitação pluviométrica na cidade. A média de chuva no mês de janeiro em Sorocaba, observando as medições das últimas três décadas, é de 226,8 milímetros e também já ficou para trás em 2010.

A chuva acima da média não é um problema só de Sorocaba. O Portal Climatempo divulgou na última semana que o mês de janeiro é o mais chuvoso na cidade de São Paulo desde 1935 quando começaram as medições. A leitura foi feita na Estação Climatológica instalada na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo e levou em conta quase oitenta anos de estudos.

Os especialistas informam ainda que praticamente todo Estado de São Paulo vem registrando mais chuva desde o ano passado. O meteorologista do Climatempo, Alexandre Nascimento, destaca que os índices estão bastante elevados há cerca de sete meses. “Comprovadamente está chovendo acima do normal desde julho de 2009, praticamente não tivemos seca no ano passado”, destacou. Conforme o meteorologista, o efeito de tanta chuva vai se acumulando no meio ambiente, com os reservatórios lotados e o solo encharcado perdendo a sua capacidade de absorver mais água.

Nenhum comentário:

Vivemos esperando, dias melhores