7.29.2011

Doenças das UNHAS. Infecções fungicidas.




Doenças das Unhas.
Nossos corpos abrigam uma variedade de microorganismos, alguns dos quais são benéficas para nós. Estes microorganismos também incluem bactérias e fungos. As infecções fúngicas são causadas por plantas microscópicas que vivem na nossa pele e no tecido morto de nosso cabelo e unhas. A lista a seguir contém as irregularidades mais comuns de unhas, doenças e distúrbios. Para obter informações sobre problemas de unhas não estão listadas aqui, por favor, consulte os links na parte inferior desta página.
Esteja ciente de que técnicos do prego são licenciados apenas para embelezar as mãos, e não para diagnosticar ou tratar doenças da unha e desordens. Por favor, procure o conselho de seu médico ou dermatologista para um diagnóstico adequado e tratamento médico.
Infecções paroníquia da prega ungueal pode ser causada por bactérias, fungos e alguns vírus. As dobras ungueal proximal e lateral agir como uma barreira, ou selo, entre a placa ungueal e do tecido circundante. Se uma lágrima ou uma pausa ocorre neste selo, a bactéria pode entrar facilmente. este tipo de infecção é caracterizada por dor, vermelhidão e inchaço das pregas prego. Pessoas que têm suas mãos em água por períodos prolongados podem desenvolver esta condição, e é altamente contagiosa.

Paroníquia Infecção
Pseudomonas infecção bacteriana pode ocorrer entre a placa ungueal natural e do leito ungueal, e / ou entre um revestimento de unhas artificiais e da placa ungueal natural. Muitas pessoas têm sido levados a acreditar que a descoloração do clássico "verde" deste tipo de infecção é algum tipo de molde. Na realidade, o molde não é um patógeno humano. A descoloração é simplesmente um subproduto da infecção e é causada principalmente por compostos de ferro. Pseudomonas prosperam em lugares úmidos, que alimenta o tecido morto e bactérias na placa ungueal, enquanto os níveis de umidade permitir que ela cresça. Os efeitos depois desta infecção fará com que a placa ungueal para escurecer e amolecer sob um revestimento artificial. Quanto mais escura a descoloração, a mais profunda nas camadas da lâmina ungueal a bactéria tem viajado. Se a bactéria entrou entre a placa ungueal e do leito ungueal, que fará com que o mesmo descolorações e também pode causar a placa ungueal para levantar do leito ungueal.

Bactéria Pseudomonas
preso entre o prego

placa e do leito ungueal.

("The Greenies '")
A fungos ou leveduras infecção que resulta em Onicomicose, podem invadir através de uma lágrima nas dobras ungueal proximal e lateral, bem como a eponychium. Este tipo de infecção é caracterizada por onicólise (separação prego placa), com os restos evidentes sob a placa ungueal. Ele normalmente aparece em branco ou de cor amarelada, e também pode alterar a textura e forma da unha. O fungo digere a proteína da queratina da qual a placa ungueal é formada. Como a infecção progride, os restos orgânicos se acumula sob a placa ungueal, muitas vezes descolorir ele. Outros organismos infecciosos podem estar envolvidos, e se não tratada, a placa ungueal poderá separar-se do leito ungueal e desintegrar-se fora.


A infecção fúngica da lâmina ungueal.
Unguis tinea, ou micose das unhas, é caracterizada por espessamento das unhas, deformidade e, eventualmente, resulta em perda de lâmina ungueal.
Micose das unhas.
Onychatrophia é uma atrofia ou definhamento da lâmina ungueal que a faz perder o seu brilho, tornam-se menores e, por vezes derramado inteiramente. Ferimento ou doença podem ser responsáveis ​​por essa irregularidade.

Prego Atrofia
Onychogryposis são tipo garra pregos que são caracterizados por uma espessa lâmina ungueal e muitas vezes são o resultado de trauma. Este tipo de placa ungueal se curva para dentro, comprimindo o leito ungueal e às vezes necessitam de intervenção cirúrgica para aliviar a dor.

Unha encravada
Onychorrhexis são unhas quebradiças, que muitas vezes dividida verticalmente, descasque e / ou têm sulcos verticais. Esta irregularidade pode ser o resultado da hereditariedade, o uso de solventes fortes no local de trabalho ou a casa, incluindo soluções de limpeza doméstica. Embora os tratamentos de óleo ou parafina vai re-hidratado placa da unha, pode-se desejar conferir com um médico para excluir a doença.

Dividir vertical na placa ungueal.
Onychauxis é evidenciado por mais de espessamento da lâmina ungueal e pode ser o resultado de distúrbios internos - procure orientação médica.

Onychauxis
Leuconychia é evidente como linhas brancas ou manchas na placa ungueal e pode ser causada por minúsculas bolhas de ar que ficam presos nas camadas placa ungueal devido ao trauma. Esta condição pode ser hereditária e nenhum tratamento é exigido como as manchas irão crescer com a placa ungueal.

Leuconychia

Linhas de Beau são
pregos que são caracterizados por linhas horizontais de células escuras e depressões linear. Este distúrbio pode ser causado por trauma, doença de desnutrição, ou qualquer outra condição importante metabólica, quimioterapia ou outro evento danoso, e é o resultado de qualquer interrupção na formação de proteínas da lâmina ungueal. Procurar um diagnóstico médico.

Linhas Beaus
Koilonychia é geralmente causada por anemia ferropriva. estes pregos levantados e mostram sulcos são finos e côncavo. Buscar um aconselhamento médico e tratamento.

Koilonychia
Melanoníquia são verticais bandas pigmentadas, muitas vezes descrita como 'moles' prego, que fazem habitualmente na matriz ungueal. Procurar um atendimento médico deve de repente você vê essa mudança na placa ungueal. Poderia significar um melanoma maligno ou lesão. Estrias escuras pode ser uma ocorrência normal em indivíduos de pele escura, e são bastante comuns.

Melanoníquia

Pterígio
é o avanço para dentro da pele sobre a placa ungueal, normalmente o resultado de um trauma para a matriz, devido a um procedimento cirúrgico ou por um corte profundo à lâmina ungueal. Resultados pterígio na perda da placa ungueal devido ao desenvolvimento de tecido cicatricial. Cortisona é usada para impedir o avanço do tecido cicatricial. Nunca tente remover pterígio em vez, consulte um médico para aconselhamento e tratamento.

NOTA: O 'cutícula true' é muitas vezes referida como Pterígio. Se você tiver pterígio, ele só pode ser tratada por um médico e nunca deve ser removida por um técnico do prego.

Pterígio

Pterígio Inversum unguis
é uma condição adquirida caracterizada por um crescimento anterior da hiponíquio caracterizada por tecido vivo firmemente acoplada à parte inferior da placa ungueal, que contém um suprimento de sangue e nervos. As possíveis causas são sistêmicas, hereditária, ou a partir de uma reação alérgica a acrílicos ou solventes. Nunca usar a força para "empurrar" o hiponíquio avançando - é uma abordagem extremamente doloroso, e resultará em um fluxo de sangue. Consultar um médico para diagnóstico e tratamento.

Pterígio Inversum unguis

A psoríase das unhas é caracterizada por pele, cru escamosa e algumas vezes é confundido com eczema. Quando se ataca a placa ungueal, que vai deixá-lo sem caroço, seco, e, muitas vezes, desmoronar. A placa poderá separar-se do leito ungueal e também pode aparecer vermelho, laranja ou marrom, com manchas vermelhas na lúnula. Não tente tratamentos de beleza em um cliente com psoríase ungueal. Consultar com um dermatologista para diagnóstico e tratamento.
A psoríase das unhas
Nails MMA danificados: D. Tuggle, proprietário da Academia Nail, Jamaica, Queens, NY, enviou esta foto de unhas danificadas pelo MMA para o Site Web BeautyTech e permitiu que fosse acrescentada a esta página. MMA (metacrilato de metila) é um monômero líquido usado para unhas de acrílico por alguns salões sem escrúpulos, embora seja considerado por e proibido pela FDA para ser uma substância venenosa e deletéria. De acordo com a Dianna de Bona, de Indiana, a partir de 01 de maio de 1999, 23 estados já proibiram este produto químico seja usado em salões de beleza do prego. MMA unhas são muito rígidas e não dobrar ou ter a flexibilidade para quebrar. MMA faz quando finalmente quebrar, vai quebrar a unha natural com ele, causando danos graves prego.

Danos MMA
Photo by D. Tuggle
Unhas quebradiças são caracterizadas por uma divisão vertical ou separação das camadas da lâmina ungueal na borda (grátis) distal da placa ungueal. Na maioria dos casos, unha divisão e sulcos verticais são característicos do processo natural de envelhecimento. Este problema prego é também o resultado da superexposição à água e solventes químicos tais como soluções de limpeza doméstica. À medida que envelhecemos, o fluxo natural do leito ungueal de óleos e umidade é bastante reduzido. Este óleo e umidade é o cimento que mantém as camadas placa ungueal juntos e dá a placa de sua flexibilidade inerente. Aos primeiros sinais de divisão ou peeling, re-hidratar as camadas da lâmina ungueal com uma cutícula de boa qualidade e óleo de unhas que contém Jojoba e Vitamina E como dois dos óleos botânicos. O óleo de jojoba tem uma molécula muito pequena que pode penetrar na superfície da lâmina ungueal, abra as camadas e chamar a vitamina E no depois. A estrutura molecular da vitamina E é grande demais para penetrar nas camadas placa ungueal ou a camada superficial da pele, sem os benefícios do óleo de jojoba. Placa de petróleo a unha e cutícula ao redor, pelo menos, duas vezes por dia, mais se você tem suas mãos em água muito. Usar luvas sempre que trabalhar com soluções de limpeza doméstica, e lembre-se: a água é considerada o "solvente universal", e é de fato uma 'química'.





Camadas divisão



Peeling Layers


Cristas verticais também são característicos do envelhecimento, embora não se limitam à idade ou idosos. A placa de unha cresce para a frente sobre a cama de pregos em um "trilho e groove" efeito, bem como um passeios de trem sobre trilhos a sua ". À medida que envelhecemos, o óleo natural e declínio da umidade níveis da placa ungueal, e este trilho e efeito sulco torna-se aparente. Unhas ridged irá melhorar através de re-hidratação da lâmina ungueal com o dobro de aplicações diárias de um prego de boa qualidade e de petróleo contendo cutícula E. Jojoba e Vitamina

Um hematoma é o resultado de trauma para a placa ungueal. Pode acontecer de simplesmente prendendo o dedo ou dedo do pé na porta do carro ao atrito, abusiva montagem ou "muito apertado" sapatos, a lesões esportivas relacionadas. Um martelo faz um trabalho muito bom em causando um hematoma bem! O leito ungueal vai sangrar devido a este trauma, eo sangue fica preso entre o leito ungueal e da lâmina ungueal. Um hematoma pode também indicar um osso fraturado. Muitas pessoas que participam de esportes hematoma experiência atividades por causa do atrito constante dos sapatos contra o toenails. Hematoma pode resultar na separação placa ungueal e infecção porque o sangue pode atrair fungos e bactérias. Se vários dias se passaram eo coágulo de sangue se torna dolorosa, a placa ungueal pode exigir a remoção de modo que o leito ungueal pode ser purificado.
Prego Patela é uma desordem genética rara que envolve deformidades das unhas e esquelético (entre uma série de outras anomalias relacionadas) que ocorre em cerca de 2,2 em cada 100.000 pessoas. É transmitida como uma característica autossômica dominante simples no grupo sanguíneo ABO (autossômica dominante significa que você só tem de herdar uma cópia do gene para obtê-lo). Isso também significa que não há tal coisa como um transportador não afetados, e NPS não pode pular uma geração.
Nos casos em que parece haver nenhum histórico familiar anterior de NPS, é pensado para ser causado por uma mutação do gene esporádicos (que é, provavelmente, como tudo começou em todas as famílias em um momento ou outro). Uma vez que o NPS é de uma família, o risco de transmissão da doença de pais para filhos é de 50% para cada gravidez, independentemente do sexo da criança, com as fêmeas sendo afetados aproximadamente 10% com mais freqüência.



  
A gravidade da displasia das unhas é extremamente variável. Nails pode ser pequeno e côncavo, longitudinalmente sulcados, anormalmente split, pitted, amolecida, descoloridos ou quebradiços. Unhas dos pés são geralmente menos afetados do que as


unhas do dedo.
Clique na foto para ir ao site Web relacionados.


As irregularidades acima unhas estão entre os que eu tenho sido testemunha durante meus anos no salão. Há outros que só um dermatologista treinado será capaz de diagnosticar e tratar. Alguns são contagiosas, e alguns são o resultado de lesão ou doença. Médicos, às vezes, examinar as unhas, porque muitas doenças aparecerão como várias mudanças na lâmina ungueal. Qualquer alteração na placa ungueal poderia ser motivo de preocupação, se é uma hemorragia lasca simples que aparece como uma pequena linha preta na placa do prego, ou uma mudança drástica. Técnicos do prego são treinados para embelezar as mãos / pés e não estão autorizados a diagnosticar doenças prego ou tratá-los no salão. Para a sua saúde unha, procurar o diagnóstico e recomendação de um dermatologista experiente.

A terra esta ficando mais gorda


Terra está ficando mais 'gorda', afirmam cientistas

Há muitos anos, os cientistas perceberam que o formato da Terra, achatado nos polos, vinha sofrendo alterações, tornando-se mais arredondado
São Paulo - Uma nova análise da Terra revelou por que nosso planeta está perdendo a "cinturinha". O aumento das medidas terrestres na região equatorial é causado principalmente pelo derretimento do gelo na Groenlândia e na Antártida, de acordo com cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. As duas regiões polares perdem juntas ao ano 382 bilhões de toneladas de gelo, que, derretido, segue em direção às áreas equatoriais e modifica a distribuição de massa na Terra, aumentando o "pneuzinho" do planeta. A conclusão dos pesquisadores americanos coloca fim a um mistério que já durava duas décadas.
Há muitos anos, os cientistas perceberam que o formato da Terra, achatado nos polos, vinha sofrendo alterações, tornando-se mais arredondado. A forma achatada se deve ao fato de que, há cerca de 22.000 anos, vários quilômetros de gelo cobriam boa parte do hemisfério norte, pressionando a superfície para baixo. Com o derretimento do gelo ao longo dos séculos, a pressão sobre a superfície diminui e o solo voltou a se expandir nos polos, fazendo com que o planeta ficasse mais esférico.
Nasa
Os satélites gêmeos da missão Grace, da Nasa, foram usados para medir as mudanças no campo gravitacional da Terra.
A partir da década de 1990, contudo, os cientistas voltaram a observar novo achatamento. Para investigar o fenômeno, passaram a observar dados de dois satélites que medem a gravidade da Terra para monitorar mudanças na quantidade de gelo na superfície e também imagens do planeta feitas a cada 30 dias.
Com dados e fotos em mãos, os especialistas puderam comparar as mudanças no campo gravitacional frente às alterações na massa de gelo ao redor do globo. Com o derretimento de gelo polar, e a consequente migração de água em grandes volumes, houve uma redistribuição de massa pelo planeta, que, por sua vez, provocou alteração no campo gravitacional da Terra.
Os dados permitiram, então, encontrar as duas principais regiões que estão alterando a forma do planeta: Groenlândia e Antártida. A quantidade colossal de gelo derretido a partir dessas áreas, que migra para o Equador, está fazendo com que o "pneuzinho" da Terra aumente 71 centímetros por década.
Contudo, os especialistas garantem que, com o tempo, a massa do planeta vai se readequar. "Demora um tempo até que tudo se acomode", afirmou Steve Nerem, engenheiro aeroespacial da Universidade do Colorado, coautor da análise publicada no periódico Geophysical Research Letters.
Atualmente, a distância até o centro da Terra (o raio terrestre) a partir do Equador é 21 quilômetros maior do que nos polos. Isso significa que o ponto na superfície do planeta mais distante do centro não é o topo do Everest, a montanha mais alta do mundo, localizada no Himalaia, mas o pico de um vulcão equatoriano.

crochet 10

“Vítimas do Bullying no Ambiente Escolar”.Pais acompanhe , leia, observe seu filho em casa. o professor sozinho não da conta.

Tocantinense apresenta trabalho em Congresso Internacional na Argentina

16/06/2011 09h12

A pesquisa “Vítimas do Bullying no Ambiente Escolar”, desenvolvida pelo psestudante de doutorado, Edgar Henrique Hein Trapp foi um dos trabalhos selecionados para ser apresentado XII Congresso Internacional de Estrés Traumático y Trastornos de Ansiedad em Buenos Aires na ARGENTINA nos dias 29 e 30 de Junho e 1º de Julho.

O psicólogo Edgar Henrique é bolsista do PAPG - Programa de Apoio a Pós–graduação desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Tecnologia do Estado. Ele cursa doutorado em Psicologia na UCES - Universidad de Ciências Empresariales y Sociales de Buenos Aires na Argentina.

A pesquisa está sendo realizada no CEM – Centro de Ensino Médio Horqueli Torres, em Guaraí, a 200 km de Palmas, e está avaliando a influência do Bullyng na convivência escolar do aluno e na aprendizagem em sala de aula.

Segundo o pesquisador Edgar a primeira fase do estudo já constatou a existência do problema na escola, com maior incidência em sala de aula através de agressões verbais, apelidos e piadas que denigrem a imagem do aluno ofendido. “Nos fizemos uma análise do relato da vítima e avaliamos qual foi o impacto psicológico que o problema provoca e qual é o sentimento do aluno em relação ao Bullying e, observamos que, na maioria das vezes os alunos que são vítimas desse tipo de violência acabam se isolando. Ele não se socializa na escola, em casa e nem no seu grupo de amigos”, explica o doutorando.

O trabalho científico ainda pretende promover na escola, ações e atividades de conscientização para combater esse tipo de comportamento na Instituição. “A idéia é que essas ações tenham o envolvimento dos pais dos alunos que sofrem o Bullying e daqueles que o praticam”, conclui o psicólogo.

PAPG
O programa PAPG é destinado à formação continuada de servidores públicos efetivos, estadual e municipal, matriculados em programas de Pós-graduação Strictu Sensu, e tem por finalidade principal apoiar a formação continuada, fortalecendo a pesquisa e o ensino do Estado do Tocantins. Os valores das bolsas são R$ 1.200 mil para mestrado e R$ 1.800,00 doutorado. (Informações da ascom/Sect)

7.15.2011

Tradicionalismo cega. Um despertar para o Histórico Critíco, paradigma que muitos educadores resistem

Seu aluno não é uma tabula rasa!!!. inclua, valorize, dei direito a voz, a democracia tem que acontecer, não seja ditador. A era é do conhecimento!!,alguns educadores estão hibernados para este momento.

Quando eu estava no Ensi  Sno Fundamental, minha professora de Português desafiou-nos a escrever um conto. Tinha que ser algo especial, só nosso. Não poderíamos copiar, tínhamos que inventar.


Fiquei tão feliz com a possibilidade que no caminho de casa fui imaginando toda a história e, ao chegar, fui logo escrevê-la.



“Era uma vez um menino que queria muito ir até uma ilha que podia ser avistada do litoral, onde morava. Todas as vezes que ele tentou ir, não conseguiu. A ilha simplesmente diminuía de tamanho e desaparecia com a aproximação. Era impossível chegar até ela. No entanto, a vontade de conhecê-la nunca desapareceu.
Certo dia, o menino estava na beira da praia, olhando para a ilha, quando deu um passo para trás. Imediatamente a ilha aumentou de tamanho! Deu mais alguns passos para trás quando encostou numa árvore estranha, diferente, que ele jamais tinha visto. PLIM! Desapareceu da praia e apareceu lá na ilha. A árvore era um portal dimensional! ...” 
A história continuava. Havia seres fantásticos, lugares maravilhosos, poderes mágicos e toda sorte de elementos que fazem uma história ser inesquecível.

Apostei uma Crush, antigo refrigerante de laranja, que a professora iria ler minha história para toda a turma, pois estava muito bem escrita, era uma história digna de prêmio. Meu amigo apostou que a professora não leria meu conto.

Duas semanas depois, a professora entrou na sala com um pacote de folhas de papel. Eram os contos. De imediato, meus amigos me provocaram: “vai pagar a Crush hoje!” diziam debochadamente.
A professora entregava os contos falando a cada um: “muito bom”, “parabéns”, e outros pequenos comentários elogiosos. Ao chegar a minha vez, aproximou-se e me entregou o conto. Ainda lembro da cena, da voz, do cheiro da sala, do riso dos colegas e da expressão de superioridade da minha professora. Ela simplesmente disse: “Podia ter errado menos, né Marcos?”

Apressado, fui olhar a nota recebida: 7,5 e mais nada. Nenhuma observação quanto à criatividade, imaginação, coesão textual, ou qualquer outro incentivo à escrita. Apenas palavras riscadas com caneta vermelha, ortograficamente erradas. Havia trocado x por ch, z por s e outros erros que hoje o “Word” corrige automaticamente, visto que ainda os cometo. Mas meu computador não me dá ideias, nem o contexto, nem a história. A escola conseguiu fazer com que toda minha motivação para a escrita fosse enterrada no lamaçal da gramática e da ortografia. Passei a escrever textos ortograficamente corretos e extremamente pobres de conteúdo. “O menino gosta da bola. A bola é verde...” Sequer tentava a cor azul, pois poderia errar, trocando z por s. De 7,5 logo passei para 9,5 ou 10. 
Apesar de ter sido um “caso isolado”, representa o que acontece na escola: a supervalorização da forma em detrimento do conteúdo. Isso simplesmente acaba com a motivação dos alunos, com o prazer de estudar, de criar, de investir por conta própria nos estudos. É a celebração da mediocridade. Alunos apáticos, produzindo “o necessário para passar”, nada mais do que isso e professores contentes com produções paupérrimas. O aluno que tentar sair do marasmo da média seus colegas já o chamam de “nerd” como se o empenho e a inteligência fossem algo negativo. E a mediocridade continua sendo o clima, aceito por alunos e professores.
Há, no entanto, uma saída: aulas diferentes, centradas na troca, no diálogo, na produção, no empenho, na realização e na construção de conteúdos relevantes. Aulas criativas que trazem aos alunos um forte sentimento de realização pessoal por estar aprendendo e se desenvolvendo. Muitos professores já agem assim, mas uma grande parte ainda não. Não aprenderam na faculdade e acabam reproduzindo o mesmo modelo de sempre. 
Tais professores precisam de formação continuada para aprender o prazer de ensinar e ensinar o prazer de aprender. As aulas começarão a despertar escritores, cientistas, filósofos, artistas, atletas e tantos outros caminhos para a realização pessoal. 
Apesar da escola, tornei-me escritor. Tive outros professores, apaixonados pela vida e pelo ser humano.

Ah, paguei a Crush.

MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante. 







--


VIVA MAIS !Trabalhe no seu local de trabalho, não leve para casa!! Todo profissional desenvolve estas atividades no seu trabalho.


DE ONDE VEM A LONGEVIDADE DOS PROFESSORES..
.  
 
 
O SEGREDO...
 
Um médico saiu a caminhar e viu essa velhinha da foto sentada no banco de uma praça fumando um cigarrinho.
 
Aproximou-se e perguntou:
 
"Nota-se que está bem, qual é seu segredo??
 
Ela  então respondeu:
 
"Sou PROFESSORA, durmo às 4 da manhã elaborando provas, me levanto às 6. Nos fins de semana não pratico esportes, não me divirto. Trabalho corrigindo avaliações, organizando as aulas, preenchendo diários de classe, fazendo planejamentos, procurando músicas para passar para os alunos, procurando vídeos na INTERNET para não deixar as aulas MONÓTONAS, não tenho tempo para os meus filhos, só para os FILHOS DOS OUTROS, todo final de semana estou sempre com algo para elaborar ou corrigir, inclusive nos feriados, como hoje 1º DE MAIO,DIA DO TRABALHO. Não tomo café da manhã, não almoço e nem janto porque não dá tempo.
 
O doutor então exclamou:
 
- "Mas isso é extraordinário". A senhora tem quantos anos? 

37 ANOS MEU AMIGO 

7.14.2011

O vínculo afetivo é importante na vida do ser humano.


 A presença de uma pai representa muito na formação do carater. Ame, abrace, beije etc. dei amor para receber amor, o ser humano alimenta-se de amor no campo psicológico.

“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”
Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
“Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”.

7.13.2011

A classe de professores necessita de mais Amandas. O professor não pode continuar carregando sozinho a educação e seus atrasos nas costas

http://dantasnet.com/terranatal/wp-content/uploads/2011/05/professora_amanda.jpg
> Postura de compromisso com a Educação.

>       *A professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, acaba de
>> emplacar mais uma aula de compromisso com a luta por uma educação de
>> qualidade. A educadora que há alguns meses fez um pronunciamento para
>> deputados do RN criticando a falta de prioridade dos governos para com a
>> educação, agora lecionou nova aula de críticas à classe empresarial.
>> Amanda Gurgel foi escolhida pela classe empresarial para receber o prêmio
>> PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais). A premiação é uma das
>> maiores do País e é destinada a personalidades ligadas a defesa de várias
>> categorias no Brasil. A professora negou o prêmio alegando que sua luta
>> seria outra.
>> Confira abaixo a carta de recusa da educadora e saiba por qual motivo o
>> cobiçado prêmio foi negado por ela.*
>> *Natal, 02 de julho de 2011
>> Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,
>> Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio
>> de
>> 2011 na categoria Educador de Valor, "pela relevante posição a favor da
>> dignidade humana e o amor a educação". A premiação é importante
>> reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel
>> central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática
>> situação
>> na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita
>> desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas
>> condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e
>> do
>> Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de
>> professores talentosos que após um curto e angustiante período de
>> exercício
>> da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.
>> Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado
>> a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua
>> categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de
>> mim
>> destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril),
>> ao
>> Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em
>> categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como
>> Banco
>> Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald’s, Brasil Telecon e Casas
>> Bahia,
>> bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro
>> Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.
>> A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e
>> personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede
>> pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela
>> valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto
>> seja
>> destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são
>> diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE.
>> Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve
>> sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento
>> dos
>> professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo
>> empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas
>> um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que
>> possa
>> ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que
>> deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua
>> finalidade.
>> Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às
>> chamadas "organizações da sociedade civil de interesse público" (Oscips),
>> utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino
>> público.
>> Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para instituições
>> educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja
>> dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da
>> escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing
>> ou,
>> simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.
>> Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria
>> renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma
>> Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora
>> somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido
>> ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil
>> inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro,
>> então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e
>> longe dos empresários da educação.
>> **Saudações,
>> Professora Amanda Gurgel*

Vivemos esperando, dias melhores